fbpx

Skip links

Entendendo o Detailing

Entendendo o Detailing

Existem muitas vertentes de origem do detailing, as mais significativas foram nos EUA e Inglaterra, ao surgirem concursos de embelezamento de carros (Concours d’Elegance). Nesses países, os proprietários e fabricantes buscavam um resultado perfeito, trazendo à um carro usado a vivacidade e aparênEntendendo o Detailingcia de novos, ou até mesmo superando a aparência original. Desde a sua criação, o Concours d’Elegance – quem em tradução livre significa “desfile de elegância” – se refere a um tipo muito especial de comportamento e de se apresentarem carros (Salão do Automóvel).

Na década de 1920, o primeiro Concours d’Elegance foi encenado como um esforço de marketing elegante na França. Os construtores de automóveis personalizados e estilistas de moda de Paris estavam fazendo produtos de luxo, de design inovador, e queriam uma maneira nova e diferente para atingir os seus mercados. Em um esforço para criar uma única forma de chegar ao mercado, foi desenvolvida a idéia de uma grande exposição que combinava automóveis e moda.

Moda, modelos vestidas com as últimas criações de Paris, conduziriam automóveis novos até um palanque. Os automóveis viriam a ser carros de luxo com o trabalho técnico personalizado. As modelos saíam dos carros e desfilavam para a multidão. Os carros e moda foram julgados e prêmios conferidos. Os prêmios foram baseados em design, beleza e estilo.

Antes da Segunda Guerra Mundial, o Concours d’Elegance era popular, e se tornou um modelo de premiére em eventos sociais. O objetivo subjacente para os fabricantes era de chegar ao mercado por esses belos produtos de design. O Concours d’Elegance tornou-se o método mais elegante de vender produtos. Também foi concebido não apenas como um show de carro, mas também como uma extravagância total de estilo.

O Concours d’Elegance desapareceu do mercado europeu durante a crise gerada pela Segunda Guerra Mundial. Ele ressurgiu na década de 1950 em Pebble Beach o mais famoso concurso, com edições anuais até hoje.

Pebble Beach Concours

A partir de então, a indústria de estética automotiva ganhava influência e se expandiu largamente. Desta vertente surgiu o conceito base do Detail: recuperar e condicionar diversos componentes de um carro, melhorando de forma considerável a sua aparência.

Neste processo o detailer (profissional capacitado) deve unir seu conhecimento e experiências para agir em cada caso, aliando corretamente equipamentos, técnicas, e química aplicável (produtos relacionados à Car Detailing). Com as combinações certas o resultado é sempre muito satisfatório, levando o Detailer a sempre testar novas combinações e técnicas.

Junto com este conceito desenvolveu-se um mercado exclusivo, com produtos e técnicas especificas para cada parte do processo de detalhamento. Essas técnicas se tornaram mais difundidas e discutidas com a expansão da comunicação com a criação de fóruns de discussão, comunidades e blogs que deram uma roupagem profissional para todo este conteúdo. A partir dai começava a surgir produtos específicos e os primeiros centros de cuidados automotivos chegando aos dias de hoje, com os modernos e equipados estúdios de detailing.

You may also like

Tradução