fbpx

Skip links

Limpeza com Sabão de Coco

Sabão de Côco é bom para limpeza em partes internas do carro?

Quando qualquer gordura (matéria-graxa) de origem animal ou de origem vegetal, reage com a soda cáustica formando um composto. Comercialmente chamamos de sabão. A matéria-graxa alem da gordura pode ser o sebo animal ou vegetal, óleo, cera e breu.

Pessoalmente classifico como SABÃO DE COCO, somente os que são formulados a base de gordura de origem 100% láurica (gordura saturada do óleo de coco). em geral são comercializados em forma de líquido ou pasta.
O sabão em forma de barra ou flocos de uso doméstico, pessoalmente classifico como SABÃO TIPO COCO; Em sua formula quando este produto é muito bom contem no máximo 60% de gordura láurica, combinado a outras matérias graxas aliado a ácidos como tensoativo.

De maneira geral é comum ver profissionais em estética automotiva utilizar o sabão tipo coco em barra para limpeza de partes internas do automóvel, principalmente os bancos em couro.

Respondendo a pegunta original do texto, é certo que este sabão de coco, ira limpar. A questão é;
Este tipo de produto é apropriado?
Vai trazer danos a qualquer superfície interna do carro?
Os tecidos e o couro após serem limpos. Vão ser preservados e mantidos o aspecto original ?

A preocupação em preservar o aspecto original e proteger a superfície a ser limpa, são metas atingidas por empresas especializadas e consagradas no ramo de estética automotiva. O segredo destas empresas é fomentar seus colaboradores e funcionários um maior conhecimento técnico de cada ação ou produtos a utilizar.

Nas formulações de sabões em geral contém. Sais de ácidos; Água; Glicerina; Álcalis cáusticos livres; diversos Eletrólitos ; Ácidos graxos livres; Corantes; Material não saponificado e insaponificáveis. O aspecto final da formulação pode ser em barra, líquido, pasta ou flocos;
Para o sabão em barra tipo coco, outros componentes também são usados para impressionar e atrair o cliente a prateleira do super mercado;
– Brancol ( resina acrílica que confere ao sabão de coco opacidade e o efeito esbranquiçado)
– Sulfato de sódio (Para encher e aumentar o sabão).
– Essência de coco (Para camuflar ou inibir o mal odor da matéria-graxa)
– Cloreto de sódio, Carbonatos de sódio e cálcio; Fosfatos; Açúcar; Amido; Caulin (Funcionam como carga) em geral em altas concentrações. Estes componentes dão volume ao sabão.

Sabão em barra tipo coco não é apropriado para uso em interiores de carros. Por vários fatores, dentre eles cito alguns; O sabão contém uma quantidade expressiva de soda cáustica; A formação do ácido graxo é praticamente insolúvel; O poder de umedecimento sobre a partícula de sujeira é ineficiente; Todos os componentes utilizados para carga nos sabões em barra, não se evaporam, e devido as suas minúsculas partículas, estas se incrustam sobre os poros ou a trama de qualquer superfície em especial as tramas dos tecidos e os poros do couro natural ou tecidos de PVC idêntico ao couro;

As referidas partículas não evaporam, e só são retiradas por completo se houver enxague com água em abundância. Devido ao elevado poder de aglutinação.Após a limpeza estas partículas se juntam a novas sujidades, a decomposição orgânica destes novos componentes eleva a proliferação de fungos e até de bactérias ao tecido ou aos poros do couro causando dentre outros males, o enfraquecimento das fibras do tecido e um odor desagradável no interior do veículo; O caulin, carbonatos de sódio e cálcio e os fosfatos, durante a esfregação ocasionam esfolamento em qualquer superfície.

Um profissional se qualifica para garantir que seus serviços sempre será de excelência.
Sabendo disto, as empresas sérias fornecedoras de produtos de limpeza, estudam a fundo novos compostos químicos e desenvolvem produtos específicos para cada tipo de limpeza e proteção de qualquer superfícies presentes em um automóvel.

A responsabilidade da execução na limpeza e proteção de qualquer superfície automotiva, não pode ser só do profissional, os produtos utilizados, devem atender as expectativas, e garantir que a superfície seja limpa e/ou protegida com compostos químicos adequados.

O melhor “produto’’ para limpeza e proteção das superfícies de um automóvel. É aquele que o profissional confia e conhece tecnicamente tudo sobre o mesmo. Ou seja,
O CONHECIMENTO.

Join the Discussion

Tradução